Pesquisa Eleitoral - MG-00600/2012

Dados da Pesquisa
MG-00600/2012

19/09/2012

24/09/2012

APROVE PROJETOS E PESQUISAS LTDA

Eleições Municipais 2012



TURMALINA/MG

ELEICAO 2012 ZILMAR PINHEIRO LOPES PREFEITO

RECURSOS PROPRIOS

ELEICAO 2012 ZILMAR PINHEIRO LOPES PREFEITO

4.500,00

ALEXSANDRA FERNANDES CAETANO

8306 5ª REG



21/09/12 23/09/12 388

A abordagem utilizada consiste na aplicação de uma amostragem aleatória representativa da população residente em Turmalina, com 16 anos ou mais de idade. A amostra é selecionada em três estágios. No primeiro faz-se uma estratificação dos setores censitários por região geográfica. No segundo estágio, utilizando uma amostragem proporcional ao número de habitantes acima de 16 anos de idade, são selecionados os setores censitários a serem pesquisados. Finalmente, no terceiro estágio os respondentes são selecionados aleatoriamente respeitando-se quotas proporcionais controladas por região geográfica, sexo e faixa etária, de acordo com o perfil da população em estudo.

Para um intervalo de confiança de 95% e um tamanho de amostra 388 entrevistas, a margem de erro máxima estimada foi de 5,0 pontos percentuais, para mais ou para menos. Em função da abordagem utilizada neste planejamento amostral (amostragem por quotas), as ponderações por sexo e idade não são necessárias, pois, sendo conhecidas essas características da população, o método adotado consiste em retomar tais características na amostra, em proporções reduzidas. Neste caso, espera-se que a composição da amostra, por sexo e idade, seja proporcionalmente semelhante àquela da população. Entretanto, caso as proporções da amostra não sejam semelhantes àquelas da população em estudo, as ponderações serão realizadas de acordo com informações do Censo Demográfico de 2010.

O trabalho de campo é feito percorrendo-se os diversos setores censitários selecionados no segundo estágio do processo de amostragem, até o cumprimento das quotas estipuladas. Durante a realização do trabalho de campo os funcionários trabalham uniformizados e devidamente identificados. Utiliza-se o método do disco para as perguntas de intenção de voto estimuladas e rejeição com o objetivo de eliminar o viés de seleção introduzido pela ordem das respostas. No término do trabalho de campo, os questionários são entregues aos digitadores da empresa, onde a equipe técnica realiza a tabulação dos dados para análise dos resultados. Os questionários são tabulados em planilha do software PSPP 0.7.8, onde cada coluna representa uma pergunta e cada linha representa uma pessoa entrevistada. As primeiras colunas da planilha contêm os números dos questionários e os nomes dos entrevistadores, de forma a permitir uma posterior conferência e fiscalização dos dados pesquisados. No sistema de verificação da coleta de dados é importante que se tenha um processo de controle continuo da qualidade do trabalho de campo. Neste caso, a Aprove realiza um acompanhamento meticuloso para verificação, controle e fiscalização da coleta dados contando com supervisores de trabalho de campo devidamente identificados. Com a informação do local de residência dos entrevistados, são selecionados, aleatoriamente, 20% dos domicílios pesquisados, para efeito de checagem de consistência e qualidade das informações coletadas.

A distribuição das entrevistas pelos setores encontra-se anexa.

Questionário_e disco pesquisa_eleitoral_TURMALINA_MG.pdf

Cotas_de_Turmalina.pdf